Quais os fatores que alteram o equilíbrio Yin e Yang?
Essa pergunta é interessante!! Tô pra achar alguém equilibrado. Semana passada, observei uma pessoa graduada (mestre) tendo um surto na na minha frente. Ela disfarçava, tinha sua responsabilidade em não deixar a peteca cair. Pelo que percebi o fígado dela tava em desequilíbrio. Havia uma certa dose de reatividade, um pouco de agressividade ao indagar sobre o silêncio dos seus discípulos.
Chego a conclusão que, no meu ponto de vista, não há equilíbrio. Há disfarces. Se você não se deixar influenciar pelo movimento mundano, perceberá que o movimento yin e yang é constante. Uma coisa após outra. Como diria o taoísta menos avisado...”seja sábio, principalmente durante as adversidades”.
Voltando ao assunto dos fatores de desequilíbrio do Yin e Yang, comecemos pelas 6 energias perversas: vento, frio, calor, secura, umidade, calor de verão......
Sabe porquê os chineses usavam tranças? Era apenas estilo? Claro que não. Os chineses não dão ponto sem nó......Era para proteger o VG 16 (palácio do vento). Dizem que é por aí que o bicho pega.....um pé de vento nesse ponto e tome febre, gripe, etc.
Pra quem ficou morando na praia na Bahia durante 7 anos e agora vem pra Sampa e toma esse frio paulistano...socorro!!!! Tudo congela!! O motor demora a pegar. Muita massagem na cabeça e ao redor dos olhos.....
Morando perto da praia, o calor muito que incomodava. Dormia de ventilador ligado na cara. Suando o tempo inteiro. 24h. Haja desidratação!! A cidade parava pra descansar no horário do coração (11 às 13h) e imediatamente após até o sol baixar. Viva a Bahia!!
Tosse seca, olhos irritados......É muita secura pro meu gosto. O pulmão reclama e a minha pele tá sem defesa. Um umidificador ajuda!! Secura com poluição é dose!
Só sei que muitas pessoas que moram em lugares úmidos desenvolvem sinusite. É tanta umidade que no ar ficam várias partículas de água em suspensão que carregarm muitas bactérias. As fossas nasais, nesse caso, servem de depósito pra bactérias e fungos. Daí você vem pra sampa no outono / inverno e tudo dentro de você fica congelado. Andar na praia todos os dias à beira mar, sentar na areia, ficar com a sunga úmida o dia inteiro....tudo muito prazeiroso até o momento em que você começa estudar medicina chinesa e ver o quanto a umidade é prejudicial.
E cuidado com a canícula!! Tem gente exagerada que adora um suicídio....ficar exposto ao calor do verão sem proteção alguma.....sem Qi a gente não sobrevive!!
Enquanto você é inconsciente sobre alguns assuntos, vai se remediando dia após o outro. Quando você se depara com a medicina chinesa, o ideal é seguir seus ensinamentos. Além das agulhas, massagens, meditações....a alimentação é o remédio!! Inhame para umidade do baço pâncreas, nada de verduras cruas, que tal um gengibre pra aliviar o pulmão? Uma umeboshi dá aquele up grade no fígado e dizem que funciona pra ressaca. Tomar gelado pra ficar com distensão abdominal? Chega de muco!!
Exagerar nas atividades físicas? Dizem os orientais que sua vida é programada através da quantidade de batidas do seu coração. Exercícios moderados sem grandes esforços. E pra quem acredita realmente na energia Qi, dá-lhe tai chi.
Só me faltava essa!! Trepar muito faz mal à saúde!! Voltando aquela conversa filosófica de que o menino com 16 anos têm a sua primeira ejaculação e daí, céu e terra se separam. À partir daí sua energia Jing Qi, a energia ancestral, pode ir se esgotando rapidamente se você não controla seus instintos. Eis que surge a medicina chinesa com suas ervas, agulhas, massagens, meditações e ensinamentos para nos refazermos de todo o desgaste que a vida sexual nos trouxe. Meu lema é: se for gozar, goze muito gostoso!! Depois a gente pica!!
Comparando diagnósticos familiares, percebi que minha mãe tá com os joelhos travados....os ossos já não são os mesmos......Meu irmão, aos 52 anos com problemas de ereção.....Neste último ano, apareceram mais cabelos brancos e meus ouvidos reclamam.....Será que minha família tem deficiência de yin do rim ou será apenas velhice?
Em todo caso, vamos preparar um cozido de rim de carneiro. Bom apetite!!
Antigamente, ser atropelado por uma carroça era um passatempo. Hoje, tudo pode acontecer. Além das energias perversas, existe o homem perverso que pode levar a si e aos outros a situações traumáticas......emocionais ou físicas. Descontar a sua frustração na pessoa mais próxima e dirigir ao volante embriagado??? Péssimo!! Traumas!! Consciência é tudo!!
E por falar em emoções, os 7 sentimentos são os fatores principais das doenças de origem interna. Esses sentimentos se relacionam com os órgãos dos 5 elementos que se expressam cada qual por uma emoção.
A impressão que tenho é que esse assunto já foi tratado pelo menos superficialmente. Mas nunca é tarde pra aprender.
A minha dúvida até agora é sobre essa quantidade de sentimentos: 7. Como pode ser 7 se existem 5 órgãos? Pelas minhas contas seriam 5 sentimentos.
Vou me aprofundar no assunto!!
O órgão Coração se liga ao Shen. A alegria governando as emoções.
O Baço Pâncreas ligado ao Yi. O pensamento governa a reflexão e a memorização.
O Pulmão ligado ao Po. A tristeza governa o movimento de interiorização, relacionado com a inteligência e a alma sensitiva.
O Rim ligado ao Zhi. O medo governa a vontade de sobrevivência do indivíduo e da espécie.
O Fígado ligado ao Hun. A cólera governa o movimento psíquico de exteriorização, relacionado com o subconsciente, com a inteligência não guiada pela razão, inteligência instintiva.
Sabe-se que o excesso de emoção pode ferir o órgão correspondente em sua função.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.