terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

COMPREENDENDO AS SÍNDROMES - PARTE XII

COMPREENDENDO AS SÍNDROMES - PARTE XII

Queridos Calouros da MTC......chegamos ao assunto mais complexo...as síndromes.....para esta viagem, recomendo que o organograma das substâncias fundamentais esteja ao seu lado para consultas rápidas.....se a gente para pra pensar, dá nó....tem que fluir sem interrupções....daí vamos pegando o jeito e não há quem segure....
Valeu chegarmos até aqui.....parabéns pra nós....
Onde está o seu organograma? Por via das dúvidas......eu não perderia meu tempo.....imprima esse mosaico das substâncias fundamentais....em cores, nada de economizar e, depois, vá até a papelaria da esquina e plastifique.......e cada vez que estudar as síndromes, esteja sempre com esse organograma.....uma hora entra tudo na nossa cabeça.....
Só pra avisar aos Calouros: não mencionei quais os pontos de tratamento para cada síndrome. Preferi optar pelo entendimento sobre as síndromes e o raciocínio que nos leva a um bom tratamento.
Para complementar os estudos sobre as síndromes, recomendo o livro do Jeremy Ross, “Sistemas de Órgãos e Vísceras da MTC”, Editora Roca. A loja Accushop sempre tem bom preço e desconto. Pesquise!! Ou mesmo no site “estantevirtual.com.br”.




                                                               Livro de Jeremy Ross





Para quem não tem o Organograma em mãos, lá vai........




Síndromes dos Rins
- Def. Jing R
Resulta na debilidade da medula: fraqueza dos ossos e cérebro.
Sendo uma energia ancestral, a deficiência gera distúrbios de nascimento, de desenvolvimento, de reprodução e de envelhecimento.
Sintomas mais comuns: retardo no desenvolvimento físico e mental nas crianças, infertilidade, tinidos e envelhecimento precoce.

Comentário: a vela acesa entre os dois rins é uma imagem que retrata o nosso Jing. Ela vai se queimando na medida em que envelhecemos. Esforços físicos exagerados,estresse, emoções muito intensas podem nos levar ao desgaste desse Jing.

Dica: caminho do meio. Meditação e Tai Chi Chuan. É investimento para o futuro, para a longevidade.

- Def. Yang R
Antes de tudo, vamos pensar sobre o aspecto Yang em nosso corpo: tem a função de aquecer, de movimentar e de ativar todos os processos do corpo.
A síndrome Def. Yang R resulta da insuficiência de aquecimento contribuindo para a sensação de frio. Lembre-se que o frio vai congelando tudo. Tudo vai parando.
Outra função do Yang é a de manter e conter os elementos e as estruturas. Com a Def. Yang R, podemos ter a incapacidade de conter a urina ou o aumento da freqüência urinária.
Pelo que sugere o texto acima, uma deficiência vai influenciando no processo de movimento de outros órgãos.

Comentário: É um efeito dominó, em que uma deficiência vai gerando  outras deficiências de todos os outros órgãos. Por isso é importante você estar com o organograma em mãos para saber o que, por exemplo, uma deficiência de Yang pode gerar nos Rins e, consequentemente, nos outros órgãos associados.

Dica: A energia Yang é movimento e ação. Comece a observar: tudo que estiver muito lento, em câmera lenta, devagar quase parando, pode apostar: falta energia Yang.

Dias de hoje: Sem força de vontade? Rim deficiente

Sonho meu: sonhar que está nadando em águas profundas? Rim deficiente.

A Def. Yang R pode derivar os seguintes padrões:
-  Def. Jing R. Já comentado no texto acima

- Qi R sem firmeza.  Isso quer dizer: Rins sem Yang em relação aos líquidos orgânicos (Jin Ye) associado com sintomas básicos de Def. Yang R: espermatorréia, incontinência urinária, ou seja, não há controle genitourinário.

- R fracassa em receber Qi. Rins não conseguem receber Qi do Pulmão.  Essa energia pega o caminho contrário chamado de contracorrente retornando ao Pulmão. Dá problema: dificuldade de inspiração e respiração curta que se agrava com esforço, tosse e asma. Exemplo típico de que tanto Rins como o Pulmão possuem relações íntimas cujas síndromes atuam em conjunto. Falou em Def. R, pode apostar que há Def. P.

- Água transbordante. Pode haver uma ocorrência simultânea de Def. Yang dos 4 órgãos:
Def. Yang R: Além dos sintomas básicos , inclui-se a insuficiência de Yang do metabolismo e da circulação de Jin Ye gerando edema
Def. Yang BP: Se o Yang dos Rins não der suporte ao Yang do Baço Pâncreas no que se refere ao Jin Ye gera em distensão abdominal pelo acúmulo de líquidos.
Def. Yang P: Se o Yang dos Rins não der suporte ao Yang do Pulmão manifesta-se pela respiração curta tosse, asma .
Def. Yang C: se o Yang dos Rins não auxiliar no Yang do Coração haverá sintomas de palpitação, respiração curta e edema.
Essa  síndrome Água transbordante é de  Deficiência transformada em Excesso. A Def. Yang R transforma-se em Excesso Local, acúmulo de Jin Ye....Inchaço.



- Def. Yin R
Essa síndrome revela a falta de líquidos no nosso corpo que começa a se desidratar, a ficar quente. Nossa urina fica escassa e concentrada e nosso Xue começa a se evaporar. Socorro!!
Os sintomas dessa síndrome são aqueles de Def. Yin com o Calor e Def. Jing R em sua parte Yin.
Se o Jin Ye é lesado pelo Calor e Secura, a Def. Yin R pode evoluir para Fogo R com sinais graves de Calor na parte superior do corpo.
Sabe-se que a Def. Yin R envolvendo o Jing R tem 2 aspectos a serem considerados:
- Def. Yang Jing: diminuição do desejo sexual, impotência e espermatorréia sem a ereção ou sem o orgasmo
- Def. Yin Jing: agitação mental, sexual e superexcitação, resultando em ejaculação precoce, polução noturna com sonhos ou em sono agitado.

Transpiração
Entendendo  o porquê da transpiração em horas menos esperadas, identificar qual síndrome está ocorrendo:
Nas condições de deficiência crônica, a transpiração ocorre durante o dia, sem exercícios, ou durante a noite.
A transpiração diurna significa que o Wei Qi não está controlando os poros e não consegue manter os líquidos orgânicos dentro do corpo devido a Def. Qi, principalmente , do Yang. Esta deficiência provoca transpiração excessiva diurna, pois é o período de máxima atividade do Yang e ele não controla os poros.
Durante a noite, quando o Yin deve ser dominante e o corpo torna-se menos ativo, se não houver Yin suficiente para controlar o Calor, provocará abertura dos poros cutâneos, resultando na transpiração noturna.


Síndromes do Baço Pâncreas
- Def. Qi BP.  Antes de mais nada, devemos considerar o Baço Pâncreas, nosso centro. Se ele não funciona, acaba emperrando todos os outros órgãos.
Sabe aquela vontade de devorar uma barra de chocolate ao final daquele curso que atravessou o dia inteiro? Utilizamos muito nosso mental e isso exaure o Baço Pâncreas.  Dá vontade de comer doce. O Baço gosta de doce. Claro que não o doce do açúcar propriamente, mas tá valendo!!
A síndrome da Def. Qi BP envolve Def. Qi, Def. Xue, Desarmonia Jin Ye e Def. do sistema digestivo. A característica é de deficiência, mesmo que  Def. Jin Ye acabe promovendo a estagnação  e Excesso de Umidade.
A Def. Qi BP resulta em má digestão, perda de apetite e anorexia. A Def. do sistema digestivo do BP, a deficiência na sua função básica de transformar e transportar Jin Ye e a dificuldade do Yang BP em reter as substâncias no interior do tubo digestivo, promovem a diarréia e fezes soltas com alimentos não digeridos.
A distensão abdominal e edema são resultados da debilidade da função do BP de transporte do Jin Ye. A presença de dor abdominal é devido a Def. Qi . Enquanto a atrofia muscular, fraqueza nos membros, cansaço, face pálida ou amarelada refletem as Def. Qi e Def. Xue.

Comentário: Se não cuidar da sua terra, ou seja o BP, pode se preparar para o efeito dominó.......além da má digestão, edemas, estufamento abdominal, podemos ter uma outra síndrome coligada do Fígado invadindo o BP. Aí danou-se. Inflamações, pressão alta, cefaléias e movimentos corporais emperrados são características de Def. F.

Dias de hoje: No mundo louco de hoje, com muito estresse, preocupações e a mente sendo bombardeada a todo instante, aí vai o meu conselho: Pára tudo!! E recomece. Fifty to fifty! 50% trabalho e 50% lazer. Seja inteligente: saiba aproveitar o seu tempo.
Dica: Começou a dar aquela diarréia líquida, tome um chá ou água quente para morna. Evite os gelados e os crus.....o cocô volta ao normal.

Sonho meu: Se o BP estiver deficiente, sonha-se que se está com fome; e se for no verão, sonha-se com a construção de uma casa.  Abismos  em montanhas e lugares pantanosos podem fazer parte desses sonhos. Se o BP estiver em excesso, sonha-se com cantorias com sensação de peso.


- Def. Yang BP
Faltou Yang, o frio bate à porta. As características dessa síndrome são semelhantes a Def. Qi BP, acrescidos de sintomas de Frio e, provavelmente, de Def. Yang R com o aparecimento de edema e retenção urinária. Mais uma vez aqui este exemplo serve pra entendermos que um órgão influencia o outro. Esse entendimento é o que falta aos Calouros na hora de determinarmos a síndrome e o seu tratamento: determine a síndrome existente, observe quais os órgãos envolvidos nessa síndrome, daí é determinar qual a técnica de tratamento e os possíveis pontos a serem tratados.

- BP não controla Xue
Sangue. Hemorragia. BP não controla Xue dentro dos Vasos Sanguíneos. Essa síndrome é a soma da Def. Qi BP e Def. Yang BP. Observar as hemorragias principalmente da parte inferior do corpo.

- Queda Qi BP
Tá tudo desmoronando!!. Essa síndrome apresenta algumas características da Def. Qi e Yang BP associadas a ptose dos órgãos da parte inferior do corpo, hemorragia, diarréia e incontinência urinária. Ninguém merece!!

- BP invadido por Frio e Umidade
O Frio externo, bebidas geladas, alimentos crus e frios enfraquecem o BP. A Umidade Externa pode ser tornar um fator patogênico pela exposição constante a umidade ou até mesmo para aqueles que permanecem com roupas úmidas depois de transpiração intensa. Isso tudo vai depender de sua imunologia energética. Dormir bem, se alimentar bem e ter as emoções sob controle aumentam sua imunologia.

- Calor e Umidade acumulados no BP
Pode ser dividida em Calor-Umidade de origem interna e externa. A interna é crônica e aparece devido ao consumo excessivo de alimentos gordurosos, de bebidas alcoólicas. A Externa tem início súbito e aparece devido ao contato com clima quente e úmido ou pelo consumo de alimentos contaminados.
A Umidade se acumula e destrói o fluxo de Qi provocando sensação de peso, de distensão e urina escassa. Também prejudica BP provocando perda de apetite e a letargia.
O Calor se apresenta com febrícula, sede moderada e urina amarelada,
Estamos falando aqui de Umidade-Calor, ou seja, de inflamações como hepatite, gastrenterites, colecistites e cirrose.

- Mucosidade estorva a cabeça.
Sempre quando vejo alguém apresentando indícios de alterações mentais, penso sempre em Mucosidade. Loucura mesmo.
A Mucosidade sendo mais pesada que a Umidade, ocasiona a tontura, com sensação de peso na cabeça. Cabeça baixa e aquele olhar com os olhos semicerrados tipo olhando por cima dos óculos......é uma ilustração típica dessa síndrome. É óbvio, com a cabeça pesada, sem eixo e ainda se arrastando  sem pausa para descanso.....a gente vai ficando pirado!!



Síndromes do Fígado
- Depressão Qi F
Essa síndrome é puramente emocional. Raiva, frustração, depressão, irritação, ódio.....são os ingredientes.  Há a Def. fluxo livre de Qi que leva à estagnação e acúmulo de Qi provocando a sensação de distensão e dor ao longo do meridiano do Fígado, migratória e intermitente dependendo do aumento ou diminuição da perturbação emocional.

Comentário: Nós ocidentais acreditamos que a raiva é apenas uma manifestação de nossos sentimentos e só. Engano. O sentimento raiva é ligado ao Fígado.

Dica: Cuidado para não exageramos nos momentos de explosões de raiva. Você vai ficando vermelho, coração acelerado, o sangue vai subindo pra cabeça ....é nessa hora que todo cuidado é pouco. Nossa consciência diz que devemos voltar para nossa calma. Respirar é preciso!!

Dias de hoje: Secura, ou seja, ar sem umidade. Pulmão seco. Metal controla Madeira (5 elementos). Madeira em desequilíbrio. Rompantes de irritação e agressividade. Repare nos dias de pouca umidade no ar. Nada que um bom umidificador não resolva.

Sonho meu: Fígado deficiente faz a gente sonhar com florestas nas montanhas.
   

- Def. Xue F
Está associada a Def. Xue e a Depressão de Qi F, acarretando um armazenamento e o controle irregular de Xue, resultando, por exemplo, em menstruação com o início e fins irregulares.
Pode estar associada com Calor Xue que ocasiona circulação excessiva  de Xue provocando menorragia e metrorragia devido ao Calor. A hemorragia tem a ver com BP em não manter Xue dentro dos Vasos com sintomas de Frio e Yang deficiente. Observe que tanto o Calor como o Frio podem causar Def. Xue.

- Yang F Hiperativo
Ocorre pelo fato do Yin F ser insuficiente para controlar o Yang e o fogo do Fígado. Este Yang excessivo sobe para a parte superior do corpo e da cabeça, levando o Qi e o Xue.

- Fogo Crescente F
Essa síndrome é conseqüência do Calor sobre o Yin e o Jin Ye. Caracteriza-se pelos sintomas mais intensos de raiva repentina, tinidos e surdez, sintomas estes que resultam da subida repentina de Yang Qi e de Xue para a cabeça, através dos canais do F e VB que se distribuem nas regiões do vértice e da fronte.
Este padrão é o estado extremo do fracasso da função do Qi F de promover a livre circulação do Qi.

- Agitação de Vento F
O conceito Vento na MTC indica movimento rápido e inconstante que caracteriza o Yang. Por isso, o Vento é leve e sobe afetando a parte superior do corpo, principalmente a cabeça, produzindo sintomas de mudança rápidas do movimento, tais como, os tiques, os tremores, espasmos e convulsões.
O Vento interno está relacionado com o Fígado onde surge o movimento repentino, irregular que é o oposto ao fluxo suave e uniforme promovido pelo Qi F.
Existem 3 padrões relacionados a Agitação de Vento F:
Calor Extremo produzindo Vento.  A turbulência e o Calor causados pelo movimento violento de subida do Fogo e do Yang é tão danosa para o fluxo de Qi e Xue que resulta em movimento intenso e descontrolado das contrações dos músculos e dos Tendões, fato que ocasiona as convulsões, os espasmos .....e ao mesmo tempo, o Calor Extremo pode lesar o Shen desencadeando quadros de coma de delírios.
Yin Deficiente e Yang Hiperativo produzindo Vento. Turbulência causada pelo movimento rápido para cima e Yang, ocasionando distúrbios do Coração e cérebro, Shen e sentidos que podem se manifestar pela perda da consciência ou pela desorientação mental, a qual perturba a fala. Se o Yang turbulento e o Fogo invadem os meridianos da parte superior do corpo, podem interromper o fluxo de Qi e Xue desta região provocando  a hemiplegia ou a paralisia facial.

Def. Xue e Def. Xue F produzindo Vento. Essas síndromes acrescentam os tremores e as convulsões.

Mucosidade e Vento. A Mucosidade e o Fogo são frequentemente associados  e o Fogo pode aumentar o Vento, por isso, a Mucosidade e o Vento podem ocorrer juntos.
O Calor Extremo pode causar perda da consciência através da perturbação do Shen, enquanto o Vento e a Mucosidade podem também causar a perda da consciência causada pela interrupção provocada pelo Vento e obstrução;  pela Mucosidade que impede a circulação de Qi e de Xue nos meridianos da cabeça bloqueando o Orifícios dos Sentidos.

Umidade-Calor no F e VB
A Umidade Interna pode ser produzida se a função de Transformação e Transporte do BP for lesada, pela Umidade Externa ou pela agressão pelo Fígado. . Se houver a Depressão de Qi do Fígado, a Umidade pode se estagnar transformando-se em Calor, produzindo Umidade-Calor. Esse padrão é agravado pelo consumo de alimentos em excesso, gordurosos, ingestão de álcool , etc

- Estagnação de Frio nos canais F
A penetração do Frio Externo assim como a presença de Frio Interno e o padrão de Depressão de Qi F podem contribuir para o aparecimento desta síndrome, uma vez que todos estes podem levar à estagnação de Qi nos Canais do Fígado.
Pelo fato do Frio se concentrar na parte inferior do corpo e dos canais do Fígado circularem pelos genitais, a estagnação de Frio produz dor e inchaço principalmente nestas áreas. Além disso, o Frio tem a característica de contrair, provocando a obstrução na circulação de Qi, que é acompanhada de dor.



Síndromes do Coração
- Def. Qi C   
Manifesta-se pelos sintomas gerais de Def. Qi, além da manifestação específica do Coração que é a palpitação devido a Def. Zhong Qi que afeta tanto a respiração como o batimento cardíaco. Sabe-se que o Zhong Qi se forma pelos vapores nutritivos do BP, Qi puro do ar, Pulmão e Coração.
Comentário: O Pericárdio envolve e protege o Coração. Ele que segura as pontas contra os agentes patogênicos externos.

Dica: Todo Calor sobe geralmente na parte superior do corpo. Se o Calor atingir o Coração, seu morador Shen sai e ficamos sem rumo.

Dias de hoje: O horário do Coração é das 11 às 13h. Recomenda-se nessas 2 horas, ficarmos mais tranqüilos pois o Coração se encontra na sua energia máxima.

Sonho meu: Sonhamos com risadas  quando o Coração está em excesso. Outro dia atendi uma paciente que ria após cada frase. Uma risada nervosa e constante. O tórax dela estava alto. Montanhas, fogo e fumaça são temas quando o Coração está deficiente.

- Def. Yang C
Se o Yang está deficiente, a circulação de Xue torna-se deficiente ocasionando a sensação de frio nos membros.

- Colapso Yang C
Síndrome que sempre deriva de uma Def. Yang C, crônica e grave. O colapso total do Qi (quer seja do Yin ou do Yang Qi) sempre deriva do colapso da energia do Rim (quer seja do Yin ou do Yang do R), que é a base de todas as energias do corpo. Corresponde ao enfarte do miocárdio na medicina ocidental.

- Estagnação Xue C
Assim como a Def. Qi C pode progredir para a Def. Yang C, este pode progredir para a Estagnação Xue C, de modo que estas três síndromes podem se manifestar conjuntamente.
Esta estagnação provoca dor e opressão na região do Coração.

- Def. Xue C
Def. Xue C não pode preencher os vasos sanguíneos e nutrir a face, o pulso e a língua. A vertigem pode ser uma manifestação de Def. Yin ou de Xue, mas quando se apresenta com sintomas de tez pálida sem vida, a língua pálida e o pulso fraco, significa Def. Xue, além das palpitações  que se originam pela incapacidade de Xue encher e nutrir o Coração. Daí o Shen sai não conseguindo enraizar no Coração, provocando sintomas como inquietude, ansiedade e medo, além da agitação.

- Def. Yin C
Nesta síndrome, coexistem os sintomas gerais da Def. Yin, além do sintoma específico da Def. Yin C que é a palpitação e de sintomas de espírito agitado (Shen).
É um circulo vicioso, pois o estresse pode originar e agravar a Def. Yin C, e por outro lado, esta Def. Yin C pode aumentar as sensações de mal-estar, inquietação e de ansiedade que originam e agravam a tendência à afobação. Essa desarmonia é comum entre mulheres na menopausa.


- Fogo Crescente C
Esta síndrome pode ser uma evolução da Def. Yin C ou pode surgir durante febres por invasão do Pericárdio pelo Calor patogênico ou pelo Calor Extremo. A irritação intensa e a sua repressão podem resultar em distúrbios do espírito (Shen)  e em estagnação de Qi, e assim originar o Fogo.
Além disso,
 o consumo excessivo de alimentos e de comidas gordurosas podem ocasionar a formação de Calor e Mucosidade, levando ao Fogo Crescente no Fígado que origina o Fogo Crescente C.

Mucosidade Fogo agitando C
Tem origens semelhantes às de Fogo Crescente C, mas com uma diferença importante que é a predominância de Mucosidade e as manifestações em conseqüência da combinação da Mucosidade com Fogo sobre o Shen e sobre o equilíbrio da mente e das emoções.
Os sintomas de insanidade e o comportamento violento, resultam da combinação do distúrbio extremo do Shen devido ao Calor e à obstrução deste pela presença de Mucosidade, que conforme a MTC, os Orifícios do Coração ficam obstruídos e que em casos mais graves podem levar à perda da consciência pela impossibilidade da atividade da consciência.

Mucosidade Frio estorvando C
Esta síndrome tem padrão de Excesso onde o Coração está obstruído pela Mucosidade associada com sintomas de Frio. Padrão de Excesso Yin do que de Yang e que se reflete nos sintomas de desequilíbrio mental e emocional que são sintomas mais internos e Yin e menos Yang e com menos extroversão do que naqueles casos apresentados pela Mucosidade-Fogo agitando C.
Os sintomas de Mucosidade-Frio C são causados pelo fato da Mucosidade obstruir o movimento Shen que pode causar a perda da consciência.


Síndromes do Pulmão
- Def. Qi P
São semelhantes aos sintomas Def. Qi, devido a relação íntima entre P e Qi.
Os sintomas de fraqueza são decorrentes da debilidade de Qi P.
Os distúrbios de respiração, tais como respiração curta, asma e tosse, são devidos a inabilidade do P de controlar a respiração e enviar Qi para os Rins.
A fraqueza do Qi e Yang P não permitem a difusão e a descida do Jin Ye, provocando o seu acúmulo e Mucosidade no Pulmão.

Comentários: Cadê a Umidade em Brasília, Paris e São Paulo?

Dica: Tem gente que sente dor de cabeça, corpo mole, sensação de desmaio, irritabilidade, respiração curta, peso torácico....o Pulmão é órgão interno que está mais exposto aos agentes patogênicos externos. No caso, a Secura nos dá uma sensação de impotência. Deviam inventar um umidificador de mão!!

Dias de hoje: Nos dias de mais secura, seja no verão ou no inverno, controle sua irritação. Imagine a tríade metal, fogo e madeira na teoria dos 5 elementos: Calor que esquenta Pericárdio/Coração. Alimentos gordurosos ou momentos de muita raiva esquentam o Fígado. Pulmão invadido por agente patogênico externo como a Secura. Ou seja, Fogo (Coração) que não controla Metal (Pulmão) que não controla Madeira (Fígado) que gera mais Calor para o Fogo (Coração). É o inferno!!

Sonho meu: Outro dia sonhei que estava numa cidade do litoral. Olhei pro céu e vi dois óvnis de latão.....pra mau entendedor, diria que eu quase fui abduzido por naves. Para a MTC, eu estava é com Def. Qi P. Se o P estiver em excesso poderemos sonhar com situações aflitivas e com medo.


- Def. Yin P
São similares aos da Def. Yin  com Secura e Calor. No caso da Def. Yin P, a Secura e Calor se manifestam no sistema respiratório.

- Secura P
Agressão do agente patogênico Secura que ocorre em áreas da China, no outono e inverno, quanto o tempo é seco e quente; e seco e frio. Não é necessário que haja Def. Yin ou sintomas de Falso-Calor, como acontece na Def. Yin P. A agressão é do momento e de curta duração. É como se fosse dormir em um quarto com atmosfera seca, quente como a de uma estufa. Claro que ninguém dorme!!

- Vento invadindo P
A agressão do Pulmão pelo Vento Externo afeta as funções de Difusão e Descida que repercutem na respiração.
O Vento Externo invade a parte superficial do corpo, sobrepujando Wei Qi que leva à abertura dos poros e transpiração excessiva.

- Mucosidade no P
A Mucosidade obstrui a circulação de Qi de todo o sistema respiratório, lesando as funções de Difusão e de Descida do Pulmão.
A Mucosidade é um fator de doença secundário, derivada da Umidade Interna ou Externa, que pode levar algum tempo para se condensar em Mucosidade e de se acumular. Essa energia turva aparece nas situações de obstrução, de estagnação e de retenção. É uma progressão da umidade do mesmo modo que a Estagnação de Xue e uma progressão de Estagnação de Qi.
A Mucosidade pode ter origem interna associada as deficiências crônicas de Qi, Yang R, BP e P. A dispersão é lenta .
A Mucosidade pode ser externa pela agressão do P pelo Vento-Calor, Vento-Frio e pela Umidade que resultam num estado de Excesso, e predisposta pela presença de deficiências internas.



Síndromes  do Pericárdio
- Calor afetando Pericárdio. Na maioria das vezes, o Pericárdio está associado com doenças quentes, isto é distúrbios febris, associadas com a invasão do corpo pelo Calor patogênico externo.
Comentário: Além do Pericárdio proteger o Coração contra agentes patogênicos exteriores, ele também dá uma assentada nas nossas emoções exaltadas através dos seus pontos localizados ao longo de seu meridiano. É batata!!

 Dica: Quando o clima estiver muito quente ou mesmo sua irritação chegar ao auge, esqueça de tudo que está fazendo como se tudo que não tivesse a mínima importância. Pule numa piscina com água fresca ou vá para a sombra de uma árvore bem frondosa.
Se você estiver na cidade grande, não tenha dúvida: entre num local bem tranqüilo com ar condicionado.
E relaxe. Assim que tudo esfriar, volte a ativa!!

Dias de Hoje: Só pra gente pensar: o Coração trabalha continuamente ao ritmo de aproximadamente  72 vezes por minuto, 4.320 vezes por hora, 102.680 vezes por dia. Isso naturalmente gera calor, que se dissipa pela membrana do coração, o pericárdio.  Quando expirar pela boca imagine o pericárdio liberando Calor, impaciência, arrogância e precipitação. Viva as práticas taoístas!!

Sonho meu: Pericárdio em harmonia? Satisfação e alegria.....

- Mucosidade obstruindo Pericárdio . Os sintomas são comparáveis aos do Coração: Fogo que agita o Coração e Mucosidade-Frio que estorva o Coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.