COMPREENDENDO AS SÍNDROMES - PARTE VI
Jin Ye ; A comida que chega até o Baço Pâncreas é transformada. A parte mais leve é chamada de Jin e a mais pesada de Ye.
- Jin. Aspecto Yang. O Pulmão leva Jin para aquecer, umedecer e nutrir pele e músculos. Parecido com Wei Qi
- Ye. Aspecto Yin. Tem a função de umedecer e nutrir Zang Fu, ossos, cérebro e orifícios do corpo. Parecido com Yong Qi . A parte mais impura e sólida chega ao Intestino Delgado que por sua vez, distribui a parte mais fluída para a Bexiga e a outra parte mais sólida para o Intestino Grosso.
Jing: Essência ou Qi Ancestral. Se divide em:
- Jing Pré-Natal: Essência dos pais adquridos no momento da concepção. Como se fosse uma vela acesa entre os dois rins. A vela vai se queimando com o passar do tempo. com os esforços físicos, com o exagero do ato sexual, etc. Desconfio que os mestres taoístas criaram esta lei devido a percepção de que a china seria um país muito' populoso". Mesmo assim, através da meditação e práticas como prender o ar durante o ato sexual, pode não só prevenir o desgaste do Jing como também potencializar essa força sexual a favor do nosso sistema e saúde (procure técnicas egípcias - atlantes - ankh)
Jing Pós-Natal: parte pura obtida pela transformação dos alimentos. bebidas e ar pelo Baço Pâncreas e Pulmão.
O Jing, que é o Qi ancestral, tem dois aspectos, como tudo:
Aspecto Yang: Yang dos Rins e Yuan Qi (fonte). Aquece, ativa, transforma e movimenta todas as ações dos Zang Fu (vide organograma). Esse dinamismo faz surgir o Qi, Xue, Jin Ye, desenvolvimento, crescimento e reprodução. Conhecido também como Ming Men (portão da vida - VG4)
Aspecto Yin: Yin dos Rins. Essência Pré-Natal. Fornece base material para as atividades dinâmicas do aspecto Yang. Fornece substrato para a formação da medula, Xue, tecidos...
Shen: é o espírito.No kardecismo dizem que a alma é o espírito encarnado (em um corpo). É difícil o ocidental entender essa colocação que já nasceu intrínseca com a cultura oriental, mas para efeito didático, o Shen vitaliza o corpo e a consciência. e estabelece a força da personalidade; Dividido em:
- Shen Pré-Natal: derivado dos pais juntamente com o Jing Pré-Natal
- Shen Pós-Natal: derivado do Jing Adquirido e Qi do Coração (Jing com Qi formam Xue e Yin do Coração que é a morada do Shen).
Jin Ye ; A comida que chega até o Baço Pâncreas é transformada. A parte mais leve é chamada de Jin e a mais pesada de Ye.
- Jin. Aspecto Yang. O Pulmão leva Jin para aquecer, umedecer e nutrir pele e músculos. Parecido com Wei Qi
- Ye. Aspecto Yin. Tem a função de umedecer e nutrir Zang Fu, ossos, cérebro e orifícios do corpo. Parecido com Yong Qi . A parte mais impura e sólida chega ao Intestino Delgado que por sua vez, distribui a parte mais fluída para a Bexiga e a outra parte mais sólida para o Intestino Grosso.
Jing: Essência ou Qi Ancestral. Se divide em:
- Jing Pré-Natal: Essência dos pais adquridos no momento da concepção. Como se fosse uma vela acesa entre os dois rins. A vela vai se queimando com o passar do tempo. com os esforços físicos, com o exagero do ato sexual, etc. Desconfio que os mestres taoístas criaram esta lei devido a percepção de que a china seria um país muito' populoso". Mesmo assim, através da meditação e práticas como prender o ar durante o ato sexual, pode não só prevenir o desgaste do Jing como também potencializar essa força sexual a favor do nosso sistema e saúde (procure técnicas egípcias - atlantes - ankh)
Jing Pós-Natal: parte pura obtida pela transformação dos alimentos. bebidas e ar pelo Baço Pâncreas e Pulmão.
O Jing, que é o Qi ancestral, tem dois aspectos, como tudo:
Aspecto Yang: Yang dos Rins e Yuan Qi (fonte). Aquece, ativa, transforma e movimenta todas as ações dos Zang Fu (vide organograma). Esse dinamismo faz surgir o Qi, Xue, Jin Ye, desenvolvimento, crescimento e reprodução. Conhecido também como Ming Men (portão da vida - VG4)
Aspecto Yin: Yin dos Rins. Essência Pré-Natal. Fornece base material para as atividades dinâmicas do aspecto Yang. Fornece substrato para a formação da medula, Xue, tecidos...
Shen: é o espírito.No kardecismo dizem que a alma é o espírito encarnado (em um corpo). É difícil o ocidental entender essa colocação que já nasceu intrínseca com a cultura oriental, mas para efeito didático, o Shen vitaliza o corpo e a consciência. e estabelece a força da personalidade; Dividido em:
- Shen Pré-Natal: derivado dos pais juntamente com o Jing Pré-Natal
- Shen Pós-Natal: derivado do Jing Adquirido e Qi do Coração (Jing com Qi formam Xue e Yin do Coração que é a morada do Shen).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.